Especialização em Informática na Educação

26.6.06

Fotos da Turma II - Porto Alegre

Hoje, mais uma turma de gaúchos iniciou e passou a fazer parte do curso.


Sintam-se bem-vindos!

Marcadores:

25.6.06

CoComment

Descobri e estou usando um recurso SENSACIONAL - o cocomment .
O que ele faz?
Salva todos os comentários que fazemos, em diferentes blogs, num mesmo espaço. Isso possibilita saber onde fizemos um comentário, rever o que escrevemos, quando escrevemos, acessar o contexto em que o comentário foi feito (com um clic chegamos ao post onde o incluímos) e, ainda por cima, "taguear" o que comentamos.
Para terem uma idéia:




Lá mesmo, podemos rever o que dissemos, clicando nos títulos e, depois, em expandir:

Reunir, com a maior facilidade, todos os comentários feitos, em diferentes blogs e tempos, sobre determinado assunto. No exemplo, aparecem todos os comentários que enviei oferecendos dicas.


Este recurso pode ser fundamental para organizar os dados de quem estuda blogs.

De momento, sei que funciona muito bem nos comentários colocados em blogs do blogger, quando o espaço dos comentários não está habilitado para abrir em nova janela.
O cadastramento neste espaço é free.
É, ou não, SENSACIONAL?

Marcadores:

23.6.06

Do presencial ao virtual - turma II

Ontem, a primeira turma do RS encerrou a etapa presencial do curso.
Nosso contato com eles aconteceu somente no dia 20/06, mas ficamos com uma excelente impressão.
É um grupo que foca nas atividades, apesar do espaço de trabalho contar com um computador para cada 4/5 cursistas.
Para auxiliar o trabalho a distância, colocamos algumas dicas nos wikis de SC e do RS.
Desejamos a todos bom trabalho!

20.6.06

Fotos da Turma Porto Alegre I

Pessoal, as primeiras fotos já estão no ar!


This album is powered by
BubbleShare
- Add to my blog


Desculpem aqueles que "não sairam bem na foto"! ;o)
Lembrem-se que nada na internet é definitivo! hehehe

Marcadores:

19.6.06

Mais uma turma

Hoje, um grupo de 50 novos alunos passou a fazer parte do curso de especialização em informática na educação. É a primeira, das duas turmas, do nosso estado (RS).
Amanhã abriremos blogs com eles e esperamos que colem nos comentários, aí abaixo, os endereços criados.
Sintam-se bem-vindos!

18.6.06

Projetos de Aprendizagem

Agora, na etapa a distância do curso, as dúvidas sobre como seguir com os projetos estão surgindo. Estamos habituados a trabalhar presencialmente e a mudança não é fácil.
Tenho a sensação de que está sendo difícil mexer nas páginas dos projetos, sem a aprovação prévia dos colegas, dado que nada foi alterado desde a semana presencial.
Temos lido relatos de que estão estudando, encontrando material novo, mas isso não está refletido nas páginas publicadas.
Penso que ainda não houve a tomada de consciência de que usar um wiki traz um tipo de plasticidade às produções até então não experimentada e que facilita o trabalho a distância.
Quem sabe algumas sugestões ajudem. Vamos colocá-las no nosso wiki.

17.6.06

Preocupações

Enviei um mail para todos os cursistas, mas vários não receberam. Motivo: meu mail foi bloqueado pelo servidor de mail de vários deles, por ser do provedor "terra". Alegam que o bloqueio foi feito em função dos tradicionais spams que vem deste meu servidor.
No mail, avisávamos que:
  • tinhamos aberto um fórum, no espaço principal do curso, para que pudessem pedir ajuda tecnológica;
  • havia novas informações, também no espaço principal do curso, em
    Apoio/Tira-dúvidas.
    Outra preocupação que temos tido é com a leitura dos comentários feitos nos blogs. Tanto a Bea, como a Daniela e eu, temos feito comentários nos blogs, sempre que possível, mas somente alguns nos dão retorno. Fico me perguntando se recebem um aviso por mail sempre que alguém publica um comentário. Esta é uma das possibilidades oferecidas pelo blogger, mas não sei se é ativada, por padrão, ou se é necessário ativá-la.
    Quem souber, ou está recebendo estes avisos, bem poderia nos dar um alô, nos comentários.

  • Saindo dos blogs, para os wikis.
    Hoje a Bea adicionou comentários, nos projetos dos seus "pupilos".
    Será que, ao acessarem seus respectivos espaços, no wiki, perceberão que há, no topo da página uma lingüeta, que leva para eles?

    13.6.06

    Verde e amarelo

    Hoje, pela manhã, tivemos uma reunião com a coordenação do curso: informações, sugestões, combinações e rua.... o prédio estava fechando.
    Assim como todo o Brasil ( se eu fosse argentina diria mundo), paramos nossas atividades e nos preparamos para torcer. Ruas vazias, bandeiras nas janelas, televisores ligados e pipoca para aguentar a tensão.
    Imagino que hoje nossos pupilos estão tão faceiros quanto nas fotos abaixo:

    Estão ou não estão com estas carinhas felizes, depois da vitória?

    12.6.06

    Começando o trabalho a distância

    Hoje começamos a primeira semana a distância.Tudo parece complicado: muitos espaços virtuais para frequentar, muitos locais para deixar marcas pessoais, muita atrapalhação!! Mas é bem isso!! Aos poucos tudo vai se encaixando e os ambientes virtuais ficam familiares e se torna fácil a navegação neles. O importante é tentar muito e várias vezes!! Tentar achar os companheiros nesse ambiente, falar com eles, pedir ajuda e oferecer apoio. Nós estaremos sempre perto de vocês: basta chamar no fórum, comunicar-se por mail, escrever aqui, no diário...
    já vimos as pegadas de alguns... recadinhos que nos indicam que andam navegando e testando!!
    É isso ai!! Que tal ouvir um podcast? Deixar um recadinho? Participar dos fóruns do eproinfo? Enviar mail? Falar online no ambiente do curso? Dar uma checadinha no blog dos amigos? Tudo isso está disponível bem aqui do lado!!

    10.6.06

    Do presencial ao virtual

    Encerramos a etapa presencial com o grupo de Jaraguá e norte de Santa Catarina e, a partir de agora, entramos na etapa virtual do curso.
    Muito trabalho durante os encontros e no hotel, calor inesperado, problemas iniciais com endereços bloqueados, períodos de instabilidade no servidor do Blogger (que parecia imune à lei de Murphy), mas a reconfortante impressão de que temos um grupo interessado e comprometido.
    Apesar de termos concluído todas as atividades previstas, o tempo foi curto para entrarmos juntos nos espaços que disponibilizamos aí ao lado.
    Estamos curiosos para ver quem descobre o espaço para recados, os podcasts e os blogs ligados à educação.
    Já linkamos também todos os blogs criados e os projetos, que estão em sua fase inicial.


    7.6.06

    Palavras representativas de Projetos


    Estas palavras foram o resultado da negociação dos diferentes grupos de professores cursistas em discussão realizada no dia 06 de junho de 2006. A partir dessa atividade serão realizados mapas conceituais (em grupo) com esses conceitos.

    2.6.06

    Links para blogs

    Conclui a tradução dos itens que constam no modelo do blog e acrescentei links para o curso, para o mural que vamos usar com os professores-alunos e para outros blogs que achei interessantes.
    Coloquei um link que captura as palavras do título do blog para usá-las como palavras-chave, em busca no Google. Vejam aí abaixo, ao lado do link permanente do post.
    Esta possibilidade traz um desafio: pensar nas palavras usadas no título, para sejam significativas no sentido de ampliar informações.
    Vocês têm outras sugestões de links?