Especialização em Informática na Educação

5.7.06

Interações nos blogs

Participar de um curso de especialização a distância pode ser extremamente desestabilizador (para não dizer, assustador) quando:
  • temos pouca familiaridade com recursos digitais,
  • usamos diferentes ambientes e recursos, para desenvolver as atividades,
  • a formaçao é realizada "em serviço", impondo certos limites de tempo e horários para dedicação ao curso.
Considerando os aspectos acima e o fato de estarmos usando blogs como diários de curso, surge a questão acerca do aproveitamento deste recurso como espaço para trocas.
Teriam os alunos, considerando sua carga de atividades e as dificuldades inerentes a um trabalho a distância, interesse e tempo para acessar e comentar os blogs dos colegas? O blog pode abrir um caminho para as conversações em rede, nestas circunstâncias?
A curiosidade levou a um exame exploratório, inicial, do que está ocorrendo. Assim,
  1. selecionamos o primeiro blog em nossa lista alfabética,
  2. verificamos todos comentários recebidos,
  3. selecionamos os 3 primeiros "comentadores" neste blog,
  4. examinamos os comentários recebidos nos blogs destes "comentadores".

O resultado pode ser visto abaixo:








Que lhes parece?

Marcadores: ,

16 Comentários:

  • em 1:27 PM, Blogger Beatriz disse…

    Oi Iris está excelente. Dá uma perfeita visão da rede que se forma, evidenciando,aos poucos, que eles compreendem que podem comentar no do colega e trazer para dentro do seu o comentário e dele abrirum outro leque. O interessante que é possivel já visualizar os pólos dos PA e as trocas que se dão entre seus autores. Por exemplo, a Viviane é bastante procurada pelos colegas do PA.

     
  • em 3:01 PM, Blogger Rose disse…

    Nossa! Noto como isso "vai longe"... Sem querer fizemos interações e essas interações promoveram outras que levaram à outras... Muito legal! Só sinto pena por não conseguir im em todos e comentar. Alguns estão muito bons. Abraços

     
  • em 4:40 PM, Blogger suenialino disse…

    Professora, seu comentário me fez perceber a dimenção que o blog pode ter.Como estou engatinhando no trabalho a distância, Por vezes fico insegura e me questiono sobre o que devo e o que posso escrever em certos espaços. Por exemplo, posso falar sobre o projeto que estou desenvolvendo no blog?
    Percebo também que estou muito comprometida com o projeto, e por vezes esqueço de passar pelo blog. Vou ficar mais atenta.
    Obrigada.

     
  • em 10:53 PM, Blogger Bilacast disse…

    Caramba!!! rsssssss
    No 1º momento me preocupei apenas com a "quantidade da minha participação/interação". Mas em seguida, quando cliquei no play, aí sim vi o quanto é grandiosa essa "ferramenta" - o blog, pois não havia percebido que a interação entre nós todos poderia ser também feita por aqui. Achava o blog muito pessoal para ficar entrando no dos colegas, mas fiz isso muitas vezes, só não me sentia bem em fazer algum comentário, tirar alguma dúvida, trocar figurinhas por ali e acabava fazendo por outros meios como telefone, e-mail, orkut e o msn.
    Agora que compreendi melhor a funcionalidade do blog, vou procurar participar mais.
    Valeu

     
  • em 2:12 PM, Blogger Lis@ Beutler disse…

    Cada caso, um caso...
    Na primeira semana, "visitei" os blogs de quase metade da turma e, como os posts ainda não haviam sido atualizados com assuntos mais específicos do curso, fiz comentários "banais". Recebi a "visita" de apenas seis colegas em meu blog. Confesso que fiquei um pouco frustrada, pois esperava contato com mais gente. Apesar disso, voltarei a visitá-los.
    Abraços a todos

     
  • em 11:00 AM, Blogger veraselistergomes disse…

    Oi Iris aqui estou ainda meio perdida pois na verdade nunca sei ao certo que tarefa tenho que cumprir.Cheguei até aqui e estou tentando participar.
    Analizando a rede criada no blog achei muito interessante,pois todos interagiram,partindo de um primeiro,e assim a rede foi se formando.é uma maneira mto rápida de interação,acho que é só pegarmos o jeito.Abraços

     
  • em 10:47 PM, Blogger lademercia disse…

    Oi Iris deu para perceber o quanto estou distante de todos mas, vou procurar recuperar um pouco da distância.Obrigada

     
  • em 3:00 AM, Blogger Mara Cecília disse…

    Iris!
    me senti conectada, quando vi as interações nos blogs...vejo que as vezes estamos brincando de telefone sem fio, mas com uma mensagem bem clara e direta, por um acaso voce esta brincando com os mapas conceituais??? beijao Mara

     
  • em 9:18 AM, Blogger Maristela disse…

    Oi professora, estive analisando o estudo feito em relação as interações no blog. Acredito que os resultados nos dão um indicativo das potencialidades de interações que o blog oferece. Estamos buscando construir espaço para construção de nosso projeto com colegas a distância. Tudo indica que o mesmo pode se tornar um excelente local de trocas.

     
  • em 7:29 PM, Blogger Denise Bonin disse…

    Uma ferramenta fantástica, se todos pudéssemos fazer uma avaliação destas interações nossas atividades/interferências seriam sob uma outra ótica!

     
  • em 7:29 PM, Blogger Denise Bonin disse…

    Uma ferramenta fantástica, se todos pudéssemos fazer uma avaliação destas interações nossas atividades/interferências seriam sob uma outra ótica!

     
  • em 11:40 PM, Blogger Licia disse…

    Olá...
    Tb tive a idéia incial que o blog era algo "pessoal" e por ser assim nao deveria ficar netrando epostando comentários, só notie isso na avaliação e qd a prof Bea teceu um comentário dizendo q eu escrevia "telegrams" pedindo pra eu relatar o que ando realmente fazendo... foi um equivoco incial...estou me corrigindo.

     
  • em 11:41 PM, Blogger Licia disse…

    Afinal será que podemos também postar algum comentário no próprio PA dos outros grupos ou devemos nos restringir aos blogs?

     
  • em 10:52 AM, Blogger Iris disse…

    Olá, Lícia

    Claro que podem. Seria ótimo!
    Tentei responder tua questão no teu blog, mas ao clicar no teu nome (que aparece como link no teu comentário) vi que não permites o acesso ao teu perfil.
    Uma pena,pois por ali chegamos ao teu blog com facilidade.
    O que achas de mudar estas configurações?
    Abra@os, Iris

     
  • em 4:49 PM, Blogger Aninha disse…

    Muito legal este mapa conceitual, mas ainda tenh dificuldades em utilizar o meu blog.

     
  • em 5:02 PM, Blogger Educação Inclusiva disse…

    OI, ainda estou um pouco insegura, mas algunas processos, ou seja, caminhos tenho entendido, postei alguns comentários nos blogs de algumas colegas, mas as vezes tenho a impressão que stou invadindo espaço alheio. Sou muito falante e as vezes não sei onde colocar tudo o que estou pensando em relação aos novos conhecimentos e as relaçõos que estou estabelecendo. Ó já to falando (escrevendo) muito!
    Gisele - RS

     

Postar um comentário

<-- Voltar